Psicologia das Cores, entenda como pode influenciar. - Criativo Ninja - Marketing Digital e Publicidade
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Psicologia das Cores, entenda como pode influenciar.

As cores afetam os seres humanos de várias maneiras, desde o humor até as habilidades motoras. Por exemplo, a cor vermelha pode aumentar a frequência cardíaca e a pressão sanguínea. Surpreendentemente, também pode aumentar a quantidade de atividade elétrica no cérebro, assim como a taxa de piscar dos olhos.

Quando se trata de web design, a cor é uma característica substancial. No entanto, nem todos os web designers estão cientes dos efeitos psicológicos e fisiológicos da cor. A cor é muitas vezes uma reflexão tardia, aplicada de forma aleatória, sem levar em conta seus efeitos potenciais sobre o usuário. Isso também significa que pouca consideração é feita sobre como a cor pode ser usada para melhorar a experiência do usuário. Esta é uma oportunidade que não deve ser negligenciada.

Abaixo estão as descrições dos efeitos psicológicos e fisiológicos das cores usadas com frequência em web design:

  • Vermelho – O tom tradicional de vermelho provoca extremos em ambos os lados do espectro emocional; pode evocar amor apaixonado ou raiva intensa. Também pode aumentar a inquietação e a tensão. Portanto, é melhor usar versões modificadas de vermelho, como rosa, marrom ou rosa.
  • Laranja – laranjas altamente saturadas podem parecer intrusivas e até invasivas. Os especialistas concordam que é melhor usar laranjas com níveis mais baixos de saturação, porque elas criam um clima energético, animado e jovial. Acredita-se que o uso da laranja seja particularmente eficaz na indústria de serviços alimentícios.
  • Amarelo – Amarelo é consistentemente considerado uma cor alegre. Ao contrário da laranja, os níveis de saturação têm muito pouco efeito em sua expressão alegre. Em relação à fisiologia, descobriu-se que o amarelo acelera o metabolismo. Requer intenso foco do olho, tornando-se uma excelente cor para chamar a atenção do usuário.
  • Verde – Verde está associado à vida, saúde e natureza. Tem um efeito calmante com a capacidade de aumentar a concentração e melhorar estados meditativos. Enquanto o vermelho aumenta a tensão e a inquietação, o verde tem um efeito calmante que reduz a tensão muscular.
  •  Azul – Azul é uma cor de salvaguarda – muitas pessoas não gostam de azul. Representa tranquilidade, segurança e confiança. Mais importante ainda, é uma cor universalmente apreciada, independentemente da cultura.
  •  Branco, Preto e Cinza – Estas três cores comumente usadas são psicologicamente e fisiologicamente neutras. Eles têm um significado simbólico, no entanto. Branco simboliza pureza e limpeza. O preto tem conotações negativas, enquanto o cinza é simplesmente passivo.

A coisa mais importante para entender sobre a cor é que ela é culturalmente definida e depende da personalidade. Por exemplo, branco significa pureza em certas partes do mundo, mas simboliza funerais em outros. Além disso, o vermelho pode ser apreciado por seus efeitos revigorantes por uma pessoa extrovertida, mas evitado por esses mesmos efeitos por alguém que é introvertido.

Quando se trata de design de sites corporativos e coloridos, é importante manter duas coisas em mente:

  1. Conheça o público alvo. Ao conhecer os dados demográficos e até mesmo as características de personalidade do público-alvo, pode-se adaptar a paleta do site para atender às suas preferências de cor.
  2. O objetivo é manter a excitação fisiológica e psicológica ao mínimo. Por isso, pode ser sábio usar cores neutras no design do site.

Lembre-se de que a cor pode melhorar um site com a mesma facilidade com que pode prejudicar. Quando usada corretamente, a cor é uma ferramenta poderosa e fácil para melhorar a experiência do usuário, aumentando assim a confiança do consumidor.