As cores afetam os seres humanos de várias maneiras, desde o humor até as habilidades motoras. Por exemplo, a cor vermelha pode aumentar a frequência cardíaca e a pressão sanguínea. Surpreendentemente, também pode aumentar a quantidade de atividade elétrica no cérebro, assim como a taxa de piscar dos olhos.
Quando se trata de web design, a cor é uma característica substancial. No entanto, nem todos os web designers estão cientes dos efeitos psicológicos e fisiológicos da cor. A cor é muitas vezes uma reflexão tardia, aplicada de forma aleatória, sem levar em conta seus efeitos potenciais sobre o usuário. Isso também significa que pouca consideração é feita sobre como a cor pode ser usada para melhorar a experiência do usuário. Esta é uma oportunidade que não deve ser negligenciada.
Abaixo estão as descrições dos efeitos psicológicos e fisiológicos das cores usadas com frequência em web design:
A coisa mais importante para entender sobre a cor é que ela é culturalmente definida e depende da personalidade. Por exemplo, branco significa pureza em certas partes do mundo, mas simboliza funerais em outros. Além disso, o vermelho pode ser apreciado por seus efeitos revigorantes por uma pessoa extrovertida, mas evitado por esses mesmos efeitos por alguém que é introvertido.
Quando se trata de design de sites corporativos e coloridos, é importante manter duas coisas em mente:
Lembre-se de que a cor pode melhorar um site com a mesma facilidade com que pode prejudicar. Quando usada corretamente, a cor é uma ferramenta poderosa e fácil para melhorar a experiência do usuário, aumentando assim a confiança do consumidor.